Já tem alguns anos que a 8Bitdo vem fazendo ótimos controles retro sem fio, que podem ser usados tanto nos consoles antigos, quanto em aparelhos modernos.

Agora eles lançaram uma outra opção para manter o controle o mais original possível e ainda ser uma opção mais barata do que comprar o controle inteiro, eles já estão vendendo em seu site apenas as placas  de circuito prontas para uso. Basta retirar a placa do controle original e colocar a nova sem fio por bluetooth. Para quem não conhece os controles dessa marca, eu já fiz a análise do controle de Super Nintendo, e também do receptor bluetooth do SNES.

Até o momento foram lançadas as placas para os controles de NES, SNES, Super Famicom, Sega Mega Drive, NES e SNES Classic Edition. O processo de troca é bem simples, basta abrir o controle e trocar as placas, sem a necessidade de solda ou modificações. Para utilizar o controle no seu respectivo console será preciso adquirir a parte o receptor bluetooth, que eu já expliquei como funciona na minha análise do receptor de SNES.

Em outros aparelhos compatíveis não é preciso comprar mais nada, para quem for usar em celular por exemplo ou computador.

Eu até abri o meu controle da 8Bitdo de Super Nintendo para ver como é a placa e comparar com essa que está a venda. Pelo que eu vi elas têm algumas diferenças, a maior delas é o led indicador que fica no lugar por onde passa o fio do controle original, e por ele também é conectado o cabo para carregar a bateria, já que agora ele não tem mais a porta usb. Esse cabo é bem fino e se parece muito com o conector do Game Boy Pocket e Color, é possível atualizar o firmware dele, mas o conector USB tem que ser acessado diretamente pela placa, sendo assim o controle tem que ser desmontado para isso. Outra diferença está na bateria, nessa placa vendida agora ela vem com uma bateria de 180mAH, contra os 480mAH da bateria que vem no controle inteiro.

Cada placa está à venda por U$20,00 dólares, achei um preço alto por ser apenas a placa, já que hoje ainda dá para comprar na Aliexpress o controle de SNES deles na faixa de U$26,00 a U$30,00 por exemplo. A maior vantagem dessa placa é poder utilizar a carcaça original do controle, então para os mais nostálgicos pode ser uma boa opção. Eu gostei dessa ideia e espero que com tempo o preço dessas placas diminuam, outro ponto que gostei é que tem uma placa também para o controle de Mega Drive, então dá para usar esse controle no Super Nintendo com o receptor bluetooth.

Quem quiser dar uma olhada nas placas vou deixar aqui o link do site deles.