A Nintendo revelou hoje uma nova versão simplificada do Switch, o Switch Lite, confirmando os rumores de uma versão mais barata e focada no modo portátil.

Esse lançamento mostra que o foco da Nintendo agora é apenas no Switch, o 3DS ficou de lado na categoria de portáteis da Nintendo com essa nova versão mais portátil do Switch. Por ser um console voltado totalmente a portabilidade, ele perdeu algumas características do modelo original. Como os controles agora estão colados ao console, não é mais necessário os sensores de movimento, a vibração HD e o modo em que ele fica ligado a televisão.

A desvantagem disso é que os jogos só vão rodar em modo portátil, assim não será possível que os jogos façam uso do poder extra de processamento que o console original tinha no modo ligado a televisão. Outro problema são os jogos que usam apenas os sensores de movimento, que só será possível jogar ele utilizando os Joy-Cons.

A vantagem principal dessa nova versão ao meu ver é o preço reduzido em cem dólares e a redução do tamanho do console, agora está mais compacto e prático para levar por ai. A tela acabou sendo um pouco reduzida, dos 6.2” para 5.5”, eu acho que pode até ficar com uma imagem mais bonita, já que vão manter a resolução em uma tela menor.


Outra boa mudança foi o direcional digital, que agora é o clássico D-Pad da Nintendo, já que não tem mais a necessidade de usar o controle na horizontal para jogos multiplayer, e como os controles estão presos ao console, não tem como usar os controles separados para jogatina com duas pessoas, mas ainda dá para usar os Joy-Cons a parte.

Eu gostei muito dessa nova versão, ela será lançada no dia 20 de setembro desse ano, eu sou suspeito para falar pois gosto muito dos portáteis, as características que ele perdeu não vão me fazer muita falta, só o modo Dock que eu acho que poderia ser mantido ainda, mas essa redução de um terço do valor veio muito a calhar.

Para mais informações veja aqui a tabela comparativa dos dois modelos de Switch.